Ivone Leão

sábado, 21 de setembro de 2013

Brócolis e uma receitinha de panquecas!


De origem europeia, o brócolis é cultivado desde a época do Império Romano, sendo um grande aliado da saúde.

Importante é saber que quando de seu preparo pode e deve ser aproveitado por completo apenas tendo o cuidado de separar o por na panela na ordem. 

Começando pelos talos, em seguida as folhas e por último as flores e a maneira correta é coloca-lo diretamente sobre o tempero que escolher e não cozinhar em água para posteriormente escorrer e temperar porque dessa forma se perde a maior parte de seus nutrientes que são minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio, diversas vitaminas, como A, C, B1, B2, B6 e K, e fibra alimentar.

Devido a sua composição formar um conjunto extremamente equilibrador da saúde celular o brócolis é considerado um super alimento e recomendado também para quem esta precisando emagrecer pois contém pouquíssimas calorias (100 gramas possuem aproximadamente 36 kcal), e se tudo isso não bastasse o brócolis possui ainda propriedades anticancerígenas, por conter fitoquímicos como os compostos isotiocianatos. 

Pesquisas relatam que o consumo regular de brócolis evita doenças do coração, úlceras e gastrites.

Na hora de comprar...

Dê preferência às feiras livres ou mercados municipais onde os produtores fazem a venda direta ao consumidor, você vai ficar impressionada(o) com o frescor e a crocancia desses alimentos em relação aos que adquirimos em super-mercados além de na maioria das vezes serem orgânicos, ou seja sem a ação de agrotóxicos que agridem nosso organismo.

Panquecas integrais com brócolis:

O brócolis deve ser preparado como descrito acima respeitando a ordem para ficar macio por igual sem deixar cozinha muito.

foto para simples ilustração
Prepare-o apenas com alho espremido douradinho em uma colher de óleo de girassol.


preparando a massa da panqueca...


02 ovos (preferencialmente caipiras)
02 colheres (sopa) de óleo de girassol
01 xícara (chá) de água
02 colheres de extrato de soja em pó
¼ de xícara (chá) de farinha de trigo integral 

¼ de xícara (chá) de farinha de trigo refinada ou de farinha de centeio


Deixe descansar a massa por 10 minutos e após esse tempo acrescentar:


1 colher (chá) de fermento em pó 
½ colher (chá) de sal marinho



Forme as panquecas com pequenas quantidades de massa (uma concha média) numa frigideira antiaderente preferencialmente, mas se precisar usar óleo lembre-se de usar sempre a colher de medida para evitar o excesso pois na massa já vai uma porção de óleo.

Recheie com o brócolis!!
Servido com arroz integral é ideal, mas pode ser um prato único também após uma boa salada composta de vegetais crús de cores variadas!

Bom apetite!!

Ivone Leão
Apaixonada pela Vida!


Curta também minhas páginas no Facebook ! Muito obrigada!
 
 
 


Nenhum comentário: